II Seminário de Cuidados Continuados Integrados - "Uma Nova Metodologia de Intervenção"



Em Junho de 2003, realizou-se o I Seminário "Cuidados Continuados - Uma Medida de Protecção Social". Este teve como objectivo sensibilizar os profissionais dos serviços tutelados pela SRAS para a necessidade dos Cuidados Continuados na RAM e demonstrar como o contributo dos mesmos poderia ser sinónimo de uma melhor qualidade de vida do utente.
No âmbito do trabalho levado a cabo pela Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, sentiu-se a necessidade de partilhar com os profissionais a experiência e os resultados alcançados. Desta forma, a 31 de Outubro realizou-se o II Seminário de Cuidados Continuados Integrados "Uma Nova Metodologia de Intervenção", no Museu da Electricidade. Este Seminário contou com a presença de vários intervenientes, que vieram partilhar as suas experiências, pontos de vista e perspectivas sobre os cuidados continuados.
De entre todos os prelectores convidados, o Prof. Doutor Paulo Moreira, foi quem finalizou o Seminário, com algumas conclusões pertinentes. Aqui ficam algumas das suas reflexões:

A implementação da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, implica um processo complexo de aprendizagem organizacional no âmbito das mais modernas técnicas e metodologias de gestão em Saúde e introduz a prática de uma perspectiva de prestação de cuidados de saúde integral que pretende complementar a abordagem clinica crescentemente especializada sem a pôr em causa mas antes contribuindo para o seu sucesso. Por outro lado, em termos de planeamento e intervenção, a RRCCI exige que cada desenvolvimento tenha uma monitorização de impactos no todo do Serviço Regional de Saúde.

A RRCCI introduz uma série de novos conceitos que implicam repensar a organização e as práticas adoptadas nos Serviços Regionais de Saúde conforme também constatado pelos palestrantes convidados e respectivas avaliações realizadas.

As experiências no Continente e as internacionais recentemente apresentadas em Lisboa confirmaram que o caminho seguido na Madeira nos dois últimos anos é o correcto conforme confirmado pelo especialista Prof. Paulo Kuteev Moreira da Escola Nacional de Saúde Pública. Este investigador confirmou que a preocupação com a continuidade dos cuidados de saúde e apoio social é dominante entre os recentes desenvolvimentos das politicas de Saúde nos Sistemas de Saúde mais desenvolvidos.

Programa

09,30 - Abertura por Sua Excelência a Secretária Regional dos Assuntos Sociais.
10,00 - Projecto-Piloto da RRCCI:
  • Perspectiva da Equipa de Coordenação Regional (ECR)
  • Perspectivas das Equipas de Coordenação Local A, B e C

11,30 - Café

12.00 - Cuidados de Saúde Integrados: Modelo Catalão

  • Dr. Farrès - Director Geral do Consórcio Sócio Sanitário de Saúde e Segurança Social - Conselleria de la Salud de Catalunya

13,00 - Intervalo para almoço

14,30 - Rede Nacional de Cuidados Integrados:

  • Dr.ª Inês Guerreiro - Coordenadora Nacional dos CCI

15,30 - Moderação e Conclusões:

  • Prof. Doutor Paulo K. Moreira - Escola Nacional de Saúde Pública.

16,30 - Encerramento